A Universidade Federal de Goiás (UFG) publica, a cada edição do SiSU, Edital contendo critérios, datas,  locais e horários para matrícula dos candidatos classificados.

Somente será matriculado na UFG o candidato classificado que efetivamente comprovar ter concluído, em conformidade com a lei, o Ensino Médio ou curso equivalente que permita a continuidade de estudos em nível superior e apresentar a documentação exigida, conforme edital tornando-se nula de pleno direito a classificação daquele que não apresentar a devida prova de escolaridade no ato da solicitação de matrícula.

O procedimento de realização de matrícula na Universidade Federal de Goiás (UFG) está previsto em Edital e é realizado da seguinte maneira, exceto nas Chamadas Públicas:

1º) Solicitação de Matrícula: é realizada conforme critérios definidos em edital e ocorre durante os períodos de matrícula das Chamadas SiSU e das Convocações de Lista de Espera. Nessa ocasião o candidato entrega sua documentação e manifesta explicitamente o interesse em estar matriculado na Universidade Federal de Goiás (UFG).

2º) Publicação da listagem dos estudantes matriculados: em data prevista em Edital, a UFG publica o Resultado dos estudantes matriculados, contendo a lista de candidatos matriculados com o respectivo número de matricula. Nesse momento, o estudante poderá confirmar se obteve, ou não, o deferimento de sua matrícula.

As vagas oriundas das matrículas não efetivadas pelos candidatos classificados e dos candidatos que desistirem dos respectivos cursos serão preenchidas por convocação do CENTRO DE SELEÇÃO/PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (CS/PROGRAD) por meio de chamadas subsequentes dos candidatos classificados, por ordem decrescente de classificação, de acordo com a origem das vagas.

Caso não existam candidatos que optaram por participar da Reserva de Vagas para ocuparem as vagas, estas serão preenchidas por ordem de classificação pelos candidatos que optaram, no ato da inscrição, pela Ampla Concorrência.

Chamada Pública

A Chamada Pública tem por objetivo convocar, na modalidade presencial, em uma sessão conjunta, os candidatos que declararam interesse em concorrer às vagas ainda não preenchidas, obedecendo a ordem de classificação para efetuarem a matrícula, de acordo com o número de vagas ainda disponíveis em cada um dos cursos.

Poderão participar da Chamada Pública os candidatos que declararam interesse em participar da LISTA DE ESPERA do SiSU e que não foram convocados nas chamadas anteriores do referido processo seletivo.

Durante a Chamada Pública será efetuada a chamada nominal dos candidatos que declararam interesse em participar da referida Chamada para a realização da matrícula, pela ordem de classificação no SiSU e opção de participação, conforme lista encaminhada pelo MEC, até que todas as vagas disponíveis nos diversos cursos sejam completadas.

Por esse mecanismo de preenchimento de vagas, serão matriculados somente os candidatos que correspondem ao número de vagas disponíveis, enquanto os demais, mesmo que convocados para a sessão, serão dispensados.

Na Chamada Pública os candidatos devem portar a documentação necessária à matrícula no curso, conforme definido em Edital. Os candidatos que não portarem toda a documentação exigida perderão o direito à vaga.

É de responsabilidade exclusiva do estudante a observância dos procedimentos e dos prazos estabelecidos nos editais e nas normas que regulamentam a Chamada Pública, bem como os respectivos horários de realização da Chamada Pública e a apresentação dos documentos exigidos para a matrícula.